Projetos

Projeto Reforma do prédio sede

Nossa sede foi adquirida pela fundadora do Projeto Alavanca, em 2006, e inaugurada em 2008. Depois de tantos anos, o prédio precisava de uma muito necessária reforma. No final de 2019, tivemos a oportunidade de trabalhar com a FIA e com empresa Ultragaz, sendo que essa última financiou o projeto de revitalização de nossa estrutura física. As instalações atuais permitem o atendimento de até 100 estudantes por dia, sendo 50 no período matutino e 50 no vespertino. Nosso objetivo principal é ampliar a oferta de vagas e melhorar a qualidade do atendimento, numa comunidade que possui alta demanda por esse tipo de serviço. 

Infelizmente, devido à pandemia de coronavírus, as obras tiveram atrasos, porém de forma gradual, elas estão sendo retomadas conforme as regulamentações sanitárias. Junto da reforma, também está previsto um projeto de acompanhamento pedagógico, chamado Todos e Todas, que também teve o cronograma alterado pela covid-19. Ele também será retomado quando houver condições seguras para os educandos e educadores.

Projeto Todos e Todas: acompanhamento pedagógico

Por entender que a ausência de uma educação de qualidade tem sido um dos principais elementos causadores da desigualdade social, o Projeto Alavanca propõe um projeto de acompanhamento pedagógico para crianças e adolescentes do Jardim São Remo. Nós queremos colaborar com a formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo. Nossas atividades educacionais reconhecem a singularidade dos sujeitos, suas múltiplas identidades e se sustenta na construção de um projeto educativo para todos e todas.

As atividades são elaboradas e planejadas a partir de avaliação individual, de forma a mostrar, de forma efetiva, quais dificuldades cada aluno apresenta e quais situações didáticas devem ser promovidas.  As aulas são oferecidas no contraturno escolar e são diferenciadas das comumente oferecidas nas aulas regulares da escola pública, utilizando recursos inovadores e atendimento mais individualizado.

Projeto Dumangue com Laerte: Arte e Cultura na Comunidade São Remo

O projeto Alavanca Brasil, em parceria com o Centro Cultural Riacho Doce, com grupo de rap/hip hop Ideologia Fatal e com a cartunista Laerte Coutinho são organizadores da Rede São Remo. Juntos elaboraramos o Projeto Dumangue com Laerte: Arte e Cultura na Comunidade São Remo, que foi selecionado pela  Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da prefeitura municipal de São Paulo  para integrar  o Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais na modalidade 2 – VAI 2. 

O Projeto tem como objetivo promover o empoderamento na comunidade, mobilizar a reflexão sobre o cuidado pelos espaços da comunidade , a fim de mostrar o potencial da periferia por meio de três eixos de trabalho: Artes, Capoeira e Afro – Brasilidades. Serão realizadas oficinas culturais e esportivas, será a produzido um documentário na voz dos moradores e também a será organizado um evento festivo, aberto para toda a Comunidade como forma de marcar o encerramento as atividades.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.