Setembro 2021: relatório de atividades

Em setembro, o Projeto Alavanca manteve seu cronograma de atividades de reforço escolar e também realizou oficinas multiculturais e encontro de Grupo de Mulheres! Veja tudo o que aconteceu:

Ao total foram: 08 oficinas de Matemática (realizadas presencialmente); 08 oficinas de Linguagem Oral e Escrita (realizadas presencialmente); 08 oficinas de ciências da natureza (no modelo híbrido); Oficina de Capoeira; Versos e Poesia no Hip-Hop; Viradas e Mixagens no Hip Hop.

No mês de setembro foi dada continuidade ao Programa de Acompanhamento Pedagógico, reforçando as competências de linguagem oral e escrita, matemática e ciências da natureza. O Projeto Alavanca continua apoiando as atividades da Rede São Remo, e este mês foi oferecida, no âmbito do Programa VAI, uma série de oficinas com temas multiculturais, notadamente o Hip Hop, bem como a gastronomia e a moda africana.

Com relação ao trabalho com as mulheres, está sendo feita uma enquete junto às mães, avós e responsáveis pelas crianças para levantamento de temas relacionados à mulher. Também foram realizadas reuniões com o Movimento Mulheres do Brasil e está sendo desenvolvido um estudo para levar às mulheres da São Remo o Fundo “Dona de Mim”, que tem como objetivo impulsionar Microempreendedoras Individuais (MEI) impactadas pela crise econômica e social provocada pela pandemia da COVID-19. 

Resumo do mês: o que foi trabalhado

Linguagem Oral e Escrita

  • Trabalho com o livro “O Chapeuzinho Branco” para aprendizagem do uso dos sinais de pontuação ao reescrever um conto.
  • Discussão sobre os sinais de pontuação, suas funções, seus diferentes tipos e suas
  • diferentes possibilidades de uso.
  • Produção de texto: piquenique no parque, com o objetivo de desenvolver a oralidade e treinar a escrita.

Matemática

  • Trabalhando com operações matemáticas. Por meio de um álbum de figurinha, desenvolver habilidades como interpretar, comparar e ordenar, fundamentais para a compreensão do sistema de numeração. 
  • Trabalhando com operações matemáticas, por meio da adaptação do tradicional jogo “Banco Imobiliário”. As cartas “Sorte” ou “Revés” foram substituídas por exercícios matemáticos. Caso seja contemplado com a Sorte, terá que acertar o exercício contido nesse cartão para ganhar o prêmio proposto. Por outro lado, se o campo for Revés, o banqueiro fará o exercício contido no cartão para receber do jogador o resultado do exercício convertido em dinheiro. Caso o banqueiro erre o resultado, ficará sem receber a dívida.

Ciências da Natureza 

  • Experimento “Ludião, o submarino na garrafa”, com o objetivo de introduzir conceitos de física para o primeiro ciclo do ensino fundamental.
  • Conceito de densidade, princípio de Arquimedes e princípio de Pascal. Experimento- água, álcool e detergente num copo para os alunos visualizarem as diferentes densidades. Experimento: um copo com sal e outro sem, coloca-se 2 ovos nos copos e verificar o que aconteceu. Na água com sal aumenta a massa por unidade de volume, logo aumenta a densidade e o ovo flutua
  • Construção do Ludião

Veja como apoiar aqui!

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.